A vida eterna é concedida por Deus a todo aquele que crê no seu único Filho gerado, Jesus Cristo. Está em João 3:16. É concedida a todo aquele que dá ouvidos às palavras de Cristo e, consequentemente, crê naquEle que o enviou, Deus o Pai. Está em João 5.24.
A questão é: O que é crer em Deus, o que é crer em Jesus Cristo? Em Teologia crer não é o mesmo que saber, nem etmologicamente. Saber é somente conhecer intelectualmente, é ter registrado na mente algum tipo de conhecimento. Crer é um conhecimento que gera uma entrega. É dar crédito.
Quando falava a nicodemos de sua missão sacrificial no mundo, Jesus disse que da mesma maneira que Moisés levantara a serpente no deserto, assim importava que o Filho do Homem fosse levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna (João 3:14,15). Ele se referia ao episódio da cura do povo no deserto somente por olhar para a serpente de metal que fora levantada e colocada ao alto, em lugar bem visível. Havia uma ordem e quem obedecesse ficaria curado.
Os Evangelhos registram um episódio de um homem que procurou Jesus querendo saber como herdaria a vida eterna. Depois de mostrar ao homem que ele não guardava de fato os mandamentos, Jesus deu-lhe uma ordem, a de que vendesse todos os bens e doasse as pobres e se colocasse como seu discípulo. O texto de Marcos diz que ele deixou a presença de Cristo contrariado e o abandonou sem ter a vida eterna. O motivo da sua contrariedade e do seu abandono foi porque possuía muitos bens. Mas, na realidade, ele deixou de obedecer à ordem de Cristo. Se tivesse obedecido teria recebido a vida eterna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário