sábado, 10 de abril de 2010

ATOS DE FÉ FALSOS E VERDADEIROS

Fé é um profundo sentimento de confiança em algo que nos foi informado, pelo qual agimos com determinação e firme convicção de que o resultado da ação será eficaz para a realização do fim que almejamos.
O ato de fé é a ação pela fé, ou seja, pelo reconhecimento de fatos ou impressões transmitidas como sendo verdadeiros. O ato de fé depende sempre da confiança que depositamos na informação que recebemos de outra pessoa. O ato de fé pode ou não nos levar a um resultado eficaz dependendo sempre da idoneidade do transmissor e da verdade do que nos foi transmitido. O ato de fé sempre se alicerça na confiança que depositamos no elemento que nos transmite uma suposta verdade. Para que o ato de fé se constitua em ação por uma fé verdadeira ou falsa é necessário que: a) a verdade seja absoluta e sem distorções; e b) o elemento que transmite seja verdadeiro. Caso contrário o ato de fé será falso e o praticante do ato de fé estará praticando uma fé falsa, destituída de verdade.


Existem o ato de fé natural e o ato de fé religioso.

No ato de fé natural a prática ou assentimento é baseado em fatos e verdades naturais, e a informação parte de outro homem, com autoridade naturalmente reconhecida ou aceita. Podemos citar como exemplo de fé natural a crença que temos nas mais diversas informações que recebemos ao longo da nossa vida natural. Acatar uma simples informação a respeito de qualquer coisa do cotidiano é um ato de fé natural. Para que o resultado da confiança na informação seja eficiente, é necessário que a pessoa que informou tenha alguma autoridade concernente ao fato transmitido, e que o fato transmitido seja verdadeiro. Caso contrário a pessoa que confia na informação será levada ao engano. Por exemplo, tomar um medicamento que um médico indicou é um ato de fé natural. Quem acata a informação ou determinação do médico confia que ele tenha autoridade no assunto em questão, confia que ele transmitiu a informação corretamente e age com fé ingerindo o medicamento. Se a pessoa que se apresenta como médico não for realmente um médico, ou se não tiver autoridade sobre o assunto, ou passar uma informação errada, o indivíduo que ingerir o medicamento terá praticado um ato de fé enganado e o resultado não será o esperado.

No ato de fé religioso, a prática ou assentimento é baseado em fatos sobrenaturais e a informação parte de Deus, com a sua própria autoridade. Religião pressupõe ligação com Deus e, pressupõe, também a autoridade própria de Deus como Criador e Sustentador de todas as coisas. Pressupõe, também, a soberana vontade de Deus que deve ser obedecida. Ao homem não cabe mudar a vontade de Deus, mas somente aceitá-la ou não, recebendo sobre si as conseqüências da sua escolha.
Infelizmente, com o advento do pecado e o afastamento da humanidade do seu Criador, a prática de religiões falsas baseadas em pressupostos criados pelos próprios homens e a crença em divindades inexistentes proliferaram, e atos de fé religiosos se tornaram inúmeros e tão falsos quanto aquele que levou o primeiro casal à queda da fé no Deus único e Criador de todas as coisas.
No entanto, há uma linha ininterrupta de atos de fé baseados somente nas revelações e mandamentos do Deus único e verdadeiro e podemos ler destes atos de fé em todo o Antigo Testamento até o fechamento de toda a Bíblia, no Novo Testamento, no livro de Apocalipse. Um resumo de atos de fé no Deus verdadeiro encontramos em Hebreus capítulo 11. Em Teologia convencionou-se chamar esta fé verdadeira porque baseada nas revelações do Deus verdadeiro, de atos de fé cristã, porquanto são baseados na revelação de Deus através da Bíblia que tem a salvação através de Cristo como sua mensagem central.
A Bíblia tem todos os ensi-namentos a respeito da fé cristã e nos dedicaremos a estudar alguns dos ensinamentos com a finalidade de sermos fortalecidos em uma fé verdadeira e, assim, sempre alcançarmos êxito em nossos atos de fé.

A fé é adquirida através do ouvir

A fé não é adquirida por ver porque é “a prova das coisas que se não vêem”(Hb 11.1). Ora, se a fé fosse adquirida por ver, não seria fé pois  não seria um ato de confiança naquilo que foi informado. E a Bíblia diz que a fé em Cristo, a fé verdadeira em Deus, é adquirida somente pelo ouvir a Palavra de Deus (Rm 10.16-21).
Mas não é pelo ouvir simplesmente como um fenômeno de audição, porém pelo recebimento da Palavra de Deus como sendo verdadeira e pela obediência a ela. Este é o sentido de ouvir a Palavra de Deus. Escutar e obedecer sem contradizer. Por isso o autor da carta aos Hebreus disse que “nem todos obedecem ao evangelho” e, também, cita Isaías profetizando a Palavra de Deus que diz: “Mas contra Israel diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente.” O povo de Israel é um povo sem fé em Deus porque não tem fé no Filho dEle. E isto não aconteceu por falta de ouvir, porém aconteceu por rebeldia contra a Palavra de Deus.
Se alguém quer ter fé e deseja praticar atos de fé verdadeiramente cristãs, precisa, antes de tudo, dar ouvidos à Palavra de Deus e esta está escrita, conforme afirmação do próprio Senhor Jesus (Em João 10.35 ele faz referência à Palavra de Deus como sendo a Escritura). Dar ouvidos a supostas palavras de Deus, colocadas por homens como se fossem mediadores de Deus e de homens, como se tivessem ligação especial direta com Deus, é expor-se à prática de uma fé falsa, pois o ato de fé estará baseado em informações que não podem ser atestadas como idôneas, por não terem como referencial a própria Palavra de Deus escrita.

O ato de fé cristã é o resultado da crença em Deus – Gl 3.6

A fé é um sentimento interior. É a interiorização da Palavra de Deus e a convicção de verdade que ela produz no coração de quem dá ouvido e está predisposto a obedecer. O apóstolo Paulo, escrevendo aos crentes da Galácia, afirmou que “Abraão creu em Deus”. Crer é ter fé e sempre resulta em atos de fé. O autor da carta aos Hebreus escreveu que “pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.” (Hb 11.8). Abraão creu em Deus. Creu no Ser Todo poderoso, no Ser Soberano, no Ser Criador, no Ser Onisciente, no Ser Eterno. A idoneidade do Ser em quem Abraão depositou a sua confiança é inquestionável e é provada através da própria História da Humanidade.
Atos de fé resultantes da crença em homens são falsos porque o que tem fé e age por fé humana tem e faz por informações deficientes, limitadas, manifestadas por interesses resultantes de um ser inidôneo por causa da sua natureza de pecado. Na fé cristã não há espaço para a fé religiosa humana porque ela é totalmente fundamentada no plano de Deus para a salvação da humanidade e nos mandamentos que Deus estabeleceu para a humanidade.

O ato de fé conforme os padrões humanos leva ao atrofiamento da fé cristã – Lc 18.8; Mt 24:23-25

Ensinando a respeito da justiça de Deus sendo exercida para com os seus escolhidos, Jesus deixou um questionamento com ares de profecia: “Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Quando, porém, vier o Filho do Homem, porventura, achará fé na terra?” Ele estava dizendo da diminuição da fé na terra até a sua volta. Mas, em outros textos, ele falou a respeito de como os falsos profetas fariam milagres e enganariam a muitos, o que nos faz reconhecer que a fé religiosa falsa se multiplicará.
Com isto Jesus estabeleceu um paradoxo: A fé da humanidade diminuirá, porém parecerá que aumentará. Isto porque a huma-nidade cada vez mais será enganada por elementos de fé falsos e se afastará da fé verdadeira. Não pode haver comunhão entre a verdade e a falsidade. Não existe meio termo. Ou a fé é cristã, baseada na Palavra de Deus, ou é uma fé falsa, religiosa conforme os padrões do mundo.

Concluindo

Confiar, ter fé, é algo inerente à natureza do homem. Deus colocou a sua Palavra como elemento único de ato de fé para a sua criatura. O homem falhou no seu ato de fé e, por isso, pecou. Satanás, sabendo que a fé é pessoal e que pode ser verdadeira ou falsa, influenciou o homem e passou-lhe informações falsas, com aparência de verdade. O homem aceitou a informação de um ser sem idoneidade e terminou por aceitar a palavra da mentira como se fosse verdadeira. Trocou a Palavra de Deus, única autoridade para estabelecer normas para o homem, pela palavra de quem é o pai da mentira. A fé religiosa do homem se tornou falsa e o levou a um ato de fé falsa. O resultado foi a morte ao invés da vida.
Hoje Deus continua sendo o mesmo e continua desejando que a humanidade se salve através da crença nEle e que tenha atos de fé baseados somente nEle. Estabe-leceu um plano de salvação, informou à humanidade e espera que o homem se coloque novamente sob a fé vinda de seu Criador e aja com fé em seu Filho Jesus Cristo. Satanás também continua sendo o mesmo e o será até ser lançado no inferno juntamente com todos aqueles que se deixam enganar por ele e têm fé falsa, distanciada da Palavra de Deus, e por isso agem sem fé verdadeira.

Um comentário:

  1. O pano da salvação e Deus continua o mesmo. Filho de quem é, só poderia mostrar o que realmente esta acontecendo. O pecado está se alastrando. Nosso país em que sempre tivemos liberdade religiosa vive em dias de agonia. A aprovações de certas leis assustam a muitos. Mas a última batalha mostrará Cristo como o Vencedor maior.

    ResponderExcluir